Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat discute com municípios a integração regional por meio da Educação
SUDOESTE
Unemat discute com municípios a integração regional por meio da Educação
18/05/2013 18:10:39
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima - Assessoria Unemat

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor Adriano Silva, discutiu nesta sexta-feira (17) com prefeitos e vereadores como a Educação pode integrar regionalmente os municípios do Sudoeste do Estado.

No período da manhã, o reitor foi convidado a participar em São José dos Quatro Marcos, da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, formado por prefeitos de 13 municípios. No período da Tarde, Adriano Silva, participou em Jauru, do Fórum das Câmaras Municipais da região Sudoeste, em que estiveram presentes representantes de 17 câmaras municipais.

Nos dois encontros, os prefeitos municipais e vereadores apresentaram o pedido para que a Universidade do Estado de Mato Grosso pudesse ampliar a oferta de ensino superior na região com a instalação de mais um campus em um dos municípios. O reitor lembrou que a Unemat tem assumido o compromisso de fortalecer os municípios e de contribuir com o desenvolvimento regional por meio da oferta de uma educação superior de qualidade. “O nosso desejo é deixar até o fim do nosso mandato toda essa região integrada por meio da educação, seja com a formação de professores, seja com a formação de mão de obra técnica para atuar no mercado de trabalho”, disse.

Adriano Silva lembrou que a Unemat vive um momento histórico com a aprovação da emenda constitucional que assegura o repasse orçamentário de 2% da receita corrente liquida do Estado para a instituição. “Sem dúvida que a emenda constitucional é importante, mas é preciso lembrar que temos uma demanda por investimentos para estruturarmos os cursos e Câmpusjá existentes na Unemat que temos que dar conta, mas isso não significa que não estamos dispostos a conversar e a ouvir a demanda da sociedade que quer a ampliação da Unemat. Temos que ser ao mesmo tempo audaciosos e responsáveis”, diz.

Para o reitor a Unemat pode ser parceira dos municípios da região por meio de um esforço coletivo de juntamente com os municípios implantar um núcleo pedagógico para a oferta de cursos na área de ciências agrárias como querem os municípios na modalidade de turmas especiais. “Temos que ir trabalhando em duas frentes, a parte externa de discutir com a sociedade como encontrar saídas e que cursos escolher, daí a importância dos municípios de pensarem a região de forma integrada, sem vaidades e escolher um local para que esse núcleo da Unemat seja instalado, e ainda a parte interna que requer uma discussão dentro da comunidade acadêmica para discutir e deliberar sobre a oferta desses cursos” explica.

Para o reitor, além dos cursos na modalidade de turmas especiais, os municípios precisam avançar na discussão da oferta de cursos de qualificação e formação de professores. Nessa modalidade, a Unemat, em parceria com o governo federal pode contribuir significativamente com os municípios por meio da oferta de cursos do Parfor (Programa de Formação de Professores da Educação Básica) que não requer investimentos financeiros por parte das prefeituras. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada